Noticias

  • HUMBERTO CUNHA NA UNIVERSIDADE DE MILÃO-BICOCCA
    01/12/2016

    HUMBERTO CUNHA NA UNIVERSIDADE DE MILÃO-BICOCCA. O Professor Humberto Cunha, titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza – PPGD/UNIFOR e Pesquisador-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais esteve, na terceira semana de novembro de 2016, na Universidade de Milão-Bicocca, na Itália, desenvolvendo atividades acadêmicas como visitas protocolares, doação de livros produzidos no âmbito da UNIFOR e proferindo a palestra “A Ideia de Direitos Humanos na História Constitucional Brasileira”, na qual enfocou aspectos culturais.

    A referida palestra integrou o ciclo de créditos formativos universitários com professores estrangeiros e foi proferida em francês, com tradução para o italiano feita pelo professor Tullio Scovazzi, que mostrou interesse em intercâmbio mais permanente com a Universidade de Fortaleza, o que será submetido às autoridades competentes da referida instituição brasileira.

    Na conferência, o Professor mostrou a resistência história da sociedade brasileira à ideia de Direitos Humanos, o que fica espelhado no texto das Constituições que o país adotou, realidade que, contudo, vem sendo paulatinamente alterada pela virtuosa experiência democrática iniciada em 1985, com o fim da Ditadura Militar, consagrada com a Constituição de 1988 e aprimorada com a Emenda Constitucional nº 45/2004.

    Ao final do encontro, o Professor Humberto Cunha respondeu às perguntas dos assistentes, que almejaram saber sobre a situação dos indígenas, dos favelados, do meio ambiente, dos prisioneiros no Brasil e dos direitos culturais. Em termos gerais, as respostas foram no sentido de confirmar que correspondem a problemas efetivamente graves, não por deficiência do texto constitucional, que é muito avançado, mas principalmente por problemas de natureza política e econômica, para os quais a cidadania brasileira anda a buscar soluções.

    Voltar



Direitos Culturais

Fortaleza - Ceará
contato@direitosculturais.com.br
Facebook Twitter