Artigos
Artigo, em inglês, do Professor HUMBERTO CUNHA FILHO: A Itália tem a justa fama de museu a céu aberto, e no que concerne à proteção do patrimônio cultural material (PCM) possui uma das mais avançadas legislações do planeta. Todavia, quando o assunto é patrimônio cultural imaterial (PCI), o Brasil a antecede. Constatando-se que o PCI é quase sempre atrelado a comunidades locais, importa saber como esses países de organização geopolítica complexa salvaguardam o patrimônio intangível. Deste modo, o presente estudo, partindo da Convenção da UNESCO para a salvaguarda do PCI, adotada por ambos, percorre as legislações e as práticas administrativas nacionais, e confirma a hipótese de que o Brasil faz parte da vanguarda internacional nesse específico tema jurídico e o usa preferencialmente como instrumento de inserção social; a Itália, por seu turno, além de valorizar sua cultura, usufrui economicamente melhor dos resultados desta proteção.
Cultura argentina em tempo de pandemia: A emergência em um setor com baixas defesas é o título do paper de autoria do advogado, gestor cultural e artista argentino Marcelo Carlos Cebrián, escrito com base em palestra que proferiu no IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais. A tradução para o português foi feita por Artur Cavalcante e Julieta Aires, ambos vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do PPGD da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. O texto original, escrito em espanhol, será publicado no livro "Direitos Culturais: Múltiplas Perspectivas - Vol. 5", já no prelo. Veja a íntegra no pdf que consta nesta notícia.
Direitos nas Políticas Culturais Sul-americanas é o título do paper do gestor cultural e professor argentino FEDERICO ESCRIBAL, escrito com base em palestra que proferiu no IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais (2020), traduzido para o português por Julieta Sampaio Neves Aires (Defensora Pública do Estado do Piauí e Mestranda em Direito vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais do PPGD da Universidade de Fortaleza - UNIFOR) e revisado pelo autor. O texto original, escrito em espanhol, está publicado no livro "Direitos Culturais: Múltiplas Perspectivas - Vol. 5", já disponível neste site. A íntegra do paper consta no pdf acima.
Veja mais das nossas Publicações