Lançamento do X EIDC


Evento com representante da Unesco promove o lançamento do X Encontro Internacional de Direitos Culturais.

A partir das 11 horas do próximo dia 27 de maio de 2021 ocorrerá o evento (online) de lançamento do Edital e da identidade visual do X EIDC – Encontro Internacional de Direitos Culturais, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza.

Por seu turno, o evento propriamente dito, o X EIDC, terá lugar, como tradicionalmente ocorre, na primeira semana de outubro do ano em curso, mais precisamente dos dias 4 a 8, e neste ano abordará o tema “O riso, seu valor social, suas problemáticas jurídico-políticas”, em face do qual se investigará a potencialidade de o humor cearense ser reconhecido como patrimônio cultural da humanidade. Para realizar a primeira palestra concernente à temática do Encontro, foi convidado o Professor Pier Luigi Petrillo, que ministrará a palestra  “Inscrição de bens culturais imateriais na lista representativa da UNESCO: critérios normativos e estratégias políticas”.

O palestrante é Vice-Presidente do Corpo de Experts da UNESCO para o Patrimônio Cultural Imaterial, órgão ao qual chegou depois de ter coordenado oito candidaturas exitosas de patrimônios culturais da humanidade, como a da dieta mediterrânea e a arte dos pizzaiolos de Nápoles. Academicamente, Pier Luigi Petrillo é professor de Direito Público Comparado da Universidade de Roma Unitelma Sapienza.

O evento de lançamento do X EIDC recebe o apoio institucional da Rede de Pesquisadores em Direitos Culturais e Temáticas Afins, já tendo a confirmação de grupos de pesquisas e instituições de todas as Regiões do Brasil e de outros países como Argentina, Bélgica, Portugal e Itália.

A programação consistirá em:

– 11: 00 h: Palavras de boas-vindas da Professora Gina Pompeu, Coordenadora do PPGD

– 11:05 h: Lançamento do livro de artigos dos palestrantes do IX EIDC, com os organizadores da publicação, Marcus Pinto Aguiar e Mateus Lins

– 11:10 h: Lançamento da identidade visual do X EIDC, com as pesquisadoras Juliana Cavalcante e Cheyenne Alencar

– 11: 15 h: Lançamento do Edital do X EIDC, com os membros da Comissão Organizadora, Allan Magalhães e Humberto Cunha Filho

– 11:20 h: Palestra do Professor Pier Luigi Petrillo

– 12:20 h: Perguntas dos ouvintes e respostas do palestrante

O evento será bilingue (português e inglês) e a participação nele será gratuita, com transmissão no canal do YouTube do GEPDC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais:

https://www.youtube.com/c/GEPDCDireitosCulturais/featured

 

Publicado 09 de Novembro de 2021

Posts Relacionados