DIÁLOGOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL COM O IPHAN-AMAZONAS

O professor Allan Magalhães, egresso da Universidade de Fortaleza, colider do GEPDC/ UNIFOR e atualmente professor do PPGDA/UEA, levou seus alunos do Mestrado em Direito Ambiental (PPGDA/UEA) da disciplina Teoria e Prática do Direito do Patrimônio Cultural e da Especialização em Gestão Pública (ESO/ADESG/UEA) da disciplina Patrimônio Cultural e Patrimônio Genético, ambos os cursos da Universidade do Amazonas, para dialogar com os especialistas do IPHAN-AM com o intuito de conhecer as políticas públicas de patrimônio desenvolvidas pela referida autarquia federal.
*
As turmas foram recebidas pela Superintendente do IPHAN/AM Beatriz Calheiros e pela sua equipe composta por antropólogos, arqueólogos e arquitetos que atuam com o patrimônio imaterial, o patrimônio arqueológico e o patrimônio material, que detalharam a forma como a autarquia promove a proteção de cada uma dessas dimensões do patrimônio cultural e interagem com a comunidade que detém os bens culturais protegidos.
*

*
Destacando a importância da visita ao IPHAN a estudante de pós graduação em Gestão Publica Moara Tuane afirma que “foi uma experiência muito agregadora, pois permitiu que minha turma pudesse observar como funciona a gestão do patrimônio histórico e cultural no Amazonas e no Brasil, complementando a teoria aprendida em sala de aula com uma visão real das políticas públicas de preservação do Patrimônio Cultural”. Para Vitor Maia, mestrando em Direito Ambiental afirmou que a visita “despertou ainda mais a importância do tema e de se pesquisar a respeito do Patrimônio Cultural já que vem estudando o tema no Mestrado”. Já para Suzany Dias, estudante de pós-graduação em Gestão Pública, que esta conhecendo o tema o patrimônio cultural pela primeira vez, afirma que com a visita conseguiu “compreender a importância do Patrimônio Cultural e a importância da promoção dele através de políticas públicas como forma de fortalecer e valorizar a nossa identidade cultural”. James Sato destaca o esforço que percebeu do IPHAN e o seu comprometimento para “a continuidade da universalização do conhecimento dos bens materiais e imateriais da sociedade amazônica no contexto Nacional”.
*

*
Para a Superintende do IPHAN Beatriz Calheiros visitas como esta “É uma excelente oportunidade poder compartilhar a missão do IPHAN na preservação do patrimônio cultural e sensibilizar estudantes, pesquisadores e profissionais sobre a importância dessa proteção”. E destacou: “Estamos comprometidos em apoiar o conhecimento e a pesquisa, como uma das formas valorização do nosso patrimônio”.
*
O professor Allan Magalhães destacou a importância de unir as dimensões teóricas e práticas do patrimônio cultural para um melhor aprendizado acadêmico, mas também para a própria cidadania. Por fim, o professor registrou seu agradecimento a toda a equipe do IPHAN/AM que proporcionou esse momento de trocas de saberes culturais formada por Beatriz Calheiros, Jaime Oliveira, Taise Farias, Mauro Menezes, Marco Túlio Amaral.