LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO “HISTÓRIA INSTITUCIONAL DO MUSEU DO PRADO”


*

De autoria de dois dos grandes intelectuais espanhóis da contemporaneidade, Thomás Ramón Fernándes e Jesús Prieto de Pedro, o livro “História Institucional do Museu do Prado” chega à sua 2ª edição, com lançamento previsto para 25 de setembro de 2025, a partir das 18:30 h, na sede do Museu retratado, em Madri – Espanha.

*

O livro, que conta com o prólogo de John H. Elliott, aborda o processo de institucionalização do Museu do Prado, que lhe permitiu tornar-se o grande museu nacional que é, um museu que guarda alguns dos bens mais valiosos da história para a Espanha e que enchem de orgulho os seus cidadãos.

*

Adicionalmente, a obra apresenta as correntes de ideias que contribuíram para o seu crescimento, a lenta consolidação das coleções de pintura real como um todo indivisível, os obstáculos que teve de superar para passar de museu real a museu nacional e as sucessivas tentativas, desde a sua criação, de alcançar o atual status de autônomo, o que lhe permite expressar a sua personalidade única.

*

É, simplesmente, parte da sua história vista de um ângulo diferente, na medida em que procura combinar decisões legais com os outros fatores que o moldaram na importantíssima instituição cultural que é hoje.

*