CULTURA E DEMOCRACIA


Pesquisadores brasileiros e estrangeiros reuniram-se virtualmente na sexta-feira, 18/03/2022, para discutir a formação de uma rede de investigação em torno do projeto “O agir democrático no âmbito dos direitos culturais”, que tem por objetivo detectar elementos jurídico-políticos-sociais indutores de práticas efetivamente democráticas, no campo mencionado.

A reunião partiu de uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (GEPDC/PPGD/UNIFOR), na ocasião representado pelo Professor Humberto Cunha Filho e pelo pós-doutorando Allan Magalhães.

Também compareceram à reunião: Adrian Paixão (UFOP), Federico Escribal (UNLP-Argentina), Gonzaga Adolfo (ULBRA), Luana Gusso (UNIVILLE), Mário Pragmácio (UFF), Norma Levrand (UADER-Argentina), Ramiro Noriega (UA-Equador) e Rodrigo Vieira Costa (UFERSA). Novos grupos e pesquisadores poderão se juntar à proposta.

De pronto, ficou definido que os grupos de estudos e pesquisa farão intercâmbios de experiência com participações em reuniões de seus congêneres, bem como haverá uma reunião geral no primeiro semestre do corrente ano, em data ainda a ser pactuada, e uma segunda, para apresentação de resumos estendidos, durante o XI Encontro Internacional de Direitos Culturais, previsto para ocorrer, virtualmente, de 3 a 7 de outubro de 2022.